Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Paulo Marques saberfazer.fazersaber

Estes e outros textos do autor, sobre temas de fiscalidade, em: www.facebook.com/paulomarques.saberfazer.fazersaber

Paulo Marques saberfazer.fazersaber

Estes e outros textos do autor, sobre temas de fiscalidade, em: www.facebook.com/paulomarques.saberfazer.fazersaber

ÚLTIMA HORA – APELO – CONSELHOS 

ÚLTIMA HORA – APELO – CONSELHOS 

 

Para além de gerirmos os nossos escritórios, uns encerrados com equipas todas em casa, outros a meio gás com porta fechada e apenas parte dos colaboradores presentes, outros sabe Deus como…, ainda temos que ajudar os nossos clientes a gerir as suas empresas (a tomar decisões), gerir os nossos filhos em casa, e assimilar toda a informação nova que vai surgindo.

 

É publicada legislação nova todos os dias. Mais declarações retificativas a legislação. Mais alterações a legislação já publicada. O que é publicado nem sempre é de interpretação fácil (infelizmente, já lidamos com esta má tradição de o legislador escrever em compliquês). Muita da informação é dada em primeiro lugar nas TVs, de forma imprecisa ou pouco clara, e só depois aparece (ou vai aparecer) com valor legal no Diário da República. Os comentadores que a seguir deturpam/alteram a informação que já não era de todo clara, abundam. A catadupa de informação e contra informação aumenta. Estão criadas as condições para dar connosco em doidos.

Covid.png

 

 

Mas, mais do que nunca, é importante ter calma, sermos ponderados e organizados. Confiar e não inventar, como a nossa Bastonária recomendou. A maior das dificuldades (até para conseguirmos ser úteis) é termos informação atualizada e fiável. E, neste âmbito, a OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados está a fazer um trabalho excecional.

 

Neste contexto, permito-me deixar uns breves conselhos aos colegas contabilistas:

 

1.

Guardem esta página nos favoritos e visitem-na com regularidade.

 

 

Nela, a OCC está a disponibilizar e a procurar descomplicar – com atualização diária, sempre que se justifique – um conjunto de informação importante, de que destaco os documentos “Guia Prático para o Contabilista Certificado” e “COVID 19 - Dicas e alertas”, as minutas e a legislação.

 

2.

Principalmente para os que ainda se sentem muito perdidos, valerá a pena – logo que possível – isolarem-se por uma ou duas horas e começarem por fazer uma leitura (mesmo que transversal) à versão mais atualizada dos documentos “Guia Prático para o Contabilista Certificado” e “COVID 19 - Dicas e alertas”.

 

A primeira análise, mesmo que não seja muito exaustiva, vai-vos permitir inteirarem-se do que está previsto, e quando e em que condições os apoios podem ser pedidos, e dar-vos as bases para uma consulta posterior de cada tema/assunto, à medida que as dúvidas concretas dos clientes forem surgindo.

 

3.

Os ficheiros em PDF são interativos, o que permite rápido acesso a cada tema/assunto/medida que se queira consultar/aprofundar, e a informação externa, a partir dos links neles inseridos. Por isso, a consulta direta do próprio ficheiro pode-se revelar mais produtiva do que impressão e consulta em papel. Até porque a Ordem vai disponibilizando novas versões com as atualizações que se justificam.

 

Também sou dos que sempre gostou muito de sublinhar e anotar no papel. Mas as ferramentas do PDF ‘Adicionar nota (Ctrl+6)’ e ‘Realçar texto’ são ótimas para fazerem a vossa personalização destes ficheiros.

 

4.

No início da RL transmitida no dia 18 de março, a nossa Bastonária deu muitos conselhos e esclarecimentos importantes. Se tiverem oportunidade, a quem ainda não o fez, recomendo também que oiçam. Isolem-se, ponham o telemóvel em modo avião, e prestem a maior atenção às suas palavras. Ponham desde o início e atentem a cada informação dada. Se tiverem que ser mesmo interrompidos, ponham em pausa.

Link para a RL.

 

Salvaguardando que algumas das informações dadas podem, entretanto, já ter sido alteradas, é uma intervenção importante, da qual é essencial assimilar cada frase, cada recomendação.

 

5.

Os grupos no FB são também uma possível fonte de informação e esclarecimento de dúvidas. Mas, mais do que nunca, antes de colocarem as vossas questões, seria importante usarem a “Pesquisa neste grupo” para se inteirarem do que já foi questionado e respondido sobre o assunto.

 

No PC, a “Pesquisa neste grupo” está mesmo ali do lado esquerdo da página, com uma lupa à frente. É só escrever uma frase, ou algumas palavras chave sobre o tema, e “dar” enter. Por exemplo: lay off simplificado. Se não estão familiarizados com esta pesquisa, experimentem com este exemplo.

 

No telemóvel, a lupa/pesquisa aparece logo no topo da página.

 

Espero ter ajudado!

 

Paulo Marques, 2020.03.20   

Já conhece o Curso Avançado em Fiscalidade da ENB?

https://youtu.be/j558ZYaSVXE

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 21.03.2020 16:43

    Deixar os documentos recebidos em quarentena durante esse período.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.