Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Marques - Só Proveitos - saber fazer :: fazer saber

Estes e outros textos do autor, sobre temas de fiscalidade, em: www.facebook.com/paulomarques.saberfazer.fazersaber

Paulo Marques - Só Proveitos - saber fazer :: fazer saber

Estes e outros textos do autor, sobre temas de fiscalidade, em: www.facebook.com/paulomarques.saberfazer.fazersaber

PAGAMENTO DO IMI ATÉ 31 DE MAIO

PAGAMENTO DO IMI ATÉ 31 DE MAIO

 

Nesta edição de “O contribuinte e o fisco” falo do pagamento do IMI – o Imposto Municipal sobre Imóveis, que deve ser feito até ao final de maio.

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios rústicos e urbanos situados no território português, e o imposto é devido pelo proprietário do prédio em 31 de dezembro do ano a que o mesmo respeitar, sendo a liquidação feita nos meses de fevereiro a abril do ano seguinte.

 

O imposto deve ser pago:

‒ Em uma prestação, no mês de maio, quando o seu montante seja igual ou inferior a 100 euros;

‒ Em duas prestações, nos meses de maio e novembro, quando o seu montante seja superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros;

‒ Em três prestações, nos meses de maio, agosto e novembro, quando o seu montante seja superior a 500 euros.

 

A Autoridade Tributária envia a cada sujeito passivo, até ao fim do mês anterior ao do pagamento, o documento de cobrança, com discriminação dos prédios, suas partes suscetíveis de utilização independente, respetivo valor patrimonial tributário e da coleta imputada a cada município da localização dos prédios.

 

Contudo, este ano verificou-se um grande atraso neste envio e pode até haver pessoas sem receber a nota de liquidação do IMI.

 

Se não recebeu, consulte a sua nota de cobrança do IMI no Portal das Finanças. Autentique-se e, na barra de pesquisa, escreva “consultar nota cobrança IMI”.

 

Relembramos então o prazo de pagamento do seu IMI, ou da primeira prestação, que decorre até ao próximo dia 31 de maio.

 

Nas situações em que o imposto a pagar seja superior 100 euros e, por isso, o pagamento possa ser feito em duas ou três prestações, na nota de cobrança da primeira prestação encontra duas referências: uma diz respeito à primeira prestação; a outra, à totalidade do imposto. Assim, se for seu desejo, pode pagar já o IMI de uma só vez.

 

Acompanhe-nos para mais dicas fiscais.

Fique bem e até para a semana.

 

https://www.facebook.com/paulomarques.saberfazer.fazersaber/posts/pfbid029W8YkSbxZKhYTgVrMdbipVccWyM3mCFhQN13B4o3Fp5GScqHgdrd8SjQnpa7fZuFl

 

Paulo Marques 2023.05.26

Cartaz_TDL_2.png

Consulte aqui toda a nossa oferta formativa.

 

✅ A rubrica O CONTRIBUINTE E O FISCO é uma colaboração semanal com a Rádio Lafões e é transmitida às sextas feiras, às 15 horas e depois do Jornal Regional das 18 horas, com repetição ao domingo ao meio dia.

Custa zero ouvir! Ou ler…